TÓQUIO (IPC Digital) – A fabricante de elevadores Mitsubishi Electric Techno Service realizou uma pesquisa com 800 pessoas perguntando se sabe por que tem espelho dentro do elevador. Surpreendeu-se com apenas 20% da resposta correta. Uma parcela de 36% não sabia para que serve e outras responderam que é para conferir o visual ou para a prevenção de atitudes criminosas dentro do elevador.
O Asahi Digital, intrigado com essas respostas foi perguntar ao Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão. Segundo esse órgão, a instalação de espelhos grandes dentro dos elevadores em prédios e edificações públicas e nas estações de transporte público é obrigatória, para as novas construções. Isso não implica na obrigatoriedade para os edifícios particulares, entretanto, a municipalidade pode determinar a instalação visando o bem estar e o urbanismo.
Antes do ministério promulgar essa lei, a Associação dos Elevadores do Japão, já adotavam esse padrão desde a década de 70. Tanto o ministério quanto a associação dão a resposta para essa pergunta. Segundo eles, é “para facilitar a visualização dos usuários de cadeira de rodas. Como, muitas vezes, eles não conseguem fazer manobras dentro do elevador, se há espelhos facilita a visualização na hora de sair de costas quando o elevador para no andar desejado”, explicaram, segundo o jornal.
Fonte: Asahi Digital | Foto: grapee